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Contato/Contact:
Ministério da Defesa
Comando da Aeronáutica
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Departamento de Controle
do Espaço Aéreo-DECEA
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Av. Gen. Justo, 160
CEP 20021-130
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
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AFS: SBRJZXIC
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AIC
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N 17/2024
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Publication Date/
Data de publicação:
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28 NOV 2024
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Effective date/
Data de efetivaçao:
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28 NOV 2024
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ENTREGA DE PLANO DE VOO POR MEIO DA INTERNET
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1 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
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Esta Circular de Informação Aeronáutica (AIC) tem por finalidade divulgar os procedimentos a serem seguidos para a entrega de planos de voo e suas mensagens de atualização antes da decolagem por meio da rede mundial de computadores, em complemento ao disposto na ICA 100-11 (Plano de Voo) e no MCA 100-11 (Preenchimento dos Formulários de Plano de Voo).
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As informações aqui publicadas são de interesse dos pilotos em comando e DOV e dos profissionais envolvidos com o recebimento e encaminhamento das mensagens ATS aos órgãos de controle do espaço aéreo.
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Abreviatura
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Decodificação
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AD
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Aeródromo |
AIC
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Circular de Informação Aeronáutica |
AIP
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Publicação de Informação Aeronáutica |
AIS
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Serviços de Informação Aeronáutica |
AISWeb
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Fonte oficial de Informações Aeronáuticas em meio digital |
AMHS
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Sistema de Tratamento de Mensagens ATS |
ANAC
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Agência Nacional de Aviação Civil |
ARO
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Centro de Notificação dos Serviços de Tráfego Aéreo |
ATAN
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Assessoria para Assuntos de Tarifas de Navegação Aérea |
ATC
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Controle de Tráfego Aéreo |
ATFM
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Gerência de Fluxo de Tráfego Aéreo |
ATS
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Serviço de Tráfego Aéreo |
C-AIS
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Centro de Informação Aeronáutica |
CAPTCHA
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É um programa que protege sites contra invasões, gerando testes de classificação que os seres humanos podem passar, mas que os programas de computador atual não podem |
CGNA
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Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea |
CHG
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Modificação (Designador do tipo de mensagem) |
CNL
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Cancelamento (Designador do tipo de mensagem) |
CONFAC
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Controle e Fiscalização da Aviação Civil |
DCERTA
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Sistema Decolagem Certa da ANAC |
DECEA
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Departamento de Controle do Espaço Aéreo |
DLA
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Atraso (Designador do tipo de mensagem) |
DOV
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Despachante Operacional de Voo |
FIR
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Região de Informação de Voo |
FPL
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Plano de Voo Apresentado (Designador do tipo de mensagem) |
ICA
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Instrução do Comando da Aeronáutica |
IEPV
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Impresso Especial de Proteção ao Voo |
IFR
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Regras de Voo por Instrumentos |
INFRAERO
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Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária |
ISE
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Isenção (Designador do tipo de mensagem) |
MCA
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Manual do Comando da Aeronáutica |
PLN
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Plano de Voo |
PLN A
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Interface disponível para o piloto em comando ou o DOV entregar sua intenção de voo por meio de contato telefônico ou na modalidade presencial, ou seja, em uma sala AIS |
PLN I
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Interface disponível para o piloto em comando ou o DOV entregar sua intenção de voo por meio da Internet |
PVC
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Plano de Voo Completo |
PVS
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Plano de Voo Simplificado |
ROTAER
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Manual Auxiliar de Rotas Aéreas |
SDOP
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Subdepartamento de Operações do DECEA |
SIGMA
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Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos |
SLOT
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Horário definido para que uma aeronave efetue a passagem sobre um Fixo de Posição ou uma Operação de Pouso ou Decolagem |
TMA-SP
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Área de Controle Terminal de São Paulo |
VFR
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Regras de Voo Visual |
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Definições
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Decodificação |
Advertência
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Conjunto de mensagens geradas pelo Sistema durante o processo de validação, cujos critérios não impedem sua entrega ou encaminhamento. A validação em questão não será realizada por meios automáticos, devendo ser tratada pelo seu responsável. |
Centro de Notificação dos Serviços de Tráfego Aéreo
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Órgão credenciado para o recebimento, análise e encaminhamento das intenções de voo |
Encaminhamento
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Termo utilizado para indicar o envio de uma intenção de voo por um operador AIS |
Endereçamento
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Conjunto de endereços AMHS colocados nas mensagens para encaminhamento aos órgãos responsáveis pelo voo |
Entrega
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Termo utilizado para indicar o envio de uma intenção de voo por um piloto em comando ou DOV |
Intenção de voo
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Plano de voo ou sua mensagem de atualização entregue |
Piloto em comando
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Pilotos envolvidos com o voo |
Recebimento
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Termo utilizado para indicar que uma intenção de voo foi recebida por um operador ARO |
Validação semântica
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Verificação da rota apresentada em relação à consistência de origem, destino, nível de voo, sentido de aerovias, performance de aeronaves, horários de funcionamento, SLOT, entre outras. |
Validação sintática
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Verificação quanto ao correto preenchimento do formulário de plano de voo, segundo a ICA 100-11 e o MCA 100-11. |
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Com o avanço dos sistemas informatizados e o aumento da demanda por novos serviços na Internet, o DECEA disponibilizou uma ferramenta que permite a entrega das intenções de voo pelos pilotos em comando e pelos DOV, para o tratamento e encaminhamento destas aos órgãos responsáveis, em obediência aos prazos previstos na legislação. E, também, para as ações do ATFM, as mensagens ATS serão direcionadas para o CGNA com a antecedência necessária para o seu processamento e análise de impacto no cenário nacional.
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3.1. As intenções de voo poderão ser entregues antes da decolagem pelos pilotos em comando e pelos DOV, por meio da Internet, 24 horas por dia e 7 dias por semana, em todo o território brasileiro, seguindo os
CRITÉRIOS PARA ENTREGA
estabelecidos pelo CGNA, em acordo com o SDOP, em função das necessidades do ATFM.
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3.2. As intenções de voo também poderão ser entregues utilizando-se dos vários métodos de entrega à disposição dos pilotos em comando e dos DOV, a saber: presencialmente, nas Salas AIS; por meio de contato telefônico e por meio de fac-símile, encontrados na ROTAER – Capítulo 3 ou na AIP – Seção AD 2.
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3.3. A entrega das intenções de voo deve obedecer aos prazos estabelecidos nas legislações vigentes.
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3.4. As intenções de voo entregues por meio da Internet sofrerão validação sintática e semântica automaticamente, sendo que os pilotos em comando e os DOV receberão na própria tela o resultado desta validação, apontando os erros encontrados, as advertências pertinentes ou que a análise ocorreu sem problemas.
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3.5. A entrega de uma intenção de voo não implica sua aceitação imediata. Além do correto preenchimento do formulário, conforme a legislação em vigor, a aceitação estará condicionada a outras validações de interesse do ATFM.
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3.6. Uma intenção de voo aceita equivale, tão somente, a um plano de voo, ou suas atualizações, apresentado. Devendo os pilotos em comando e os DOV acompanharem a evolução da situação atual do recebimento em seu e-mail ou no próprio Sistema.
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Figura 1. Página para acompanhamento da situação atual da intenção de voo
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3.7. Além das validações citadas, o Sistema validará também em relação à: ATAN, Administração aeroportuária e DCERTA.
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3.8. O Sistema apresenta o estado operacional das conexões por meio de uma indicação, conforme a Figura 2. AMHS – identifica a situação atual da conexão com o servidor AMHS; DSA – identifica o
estado operacional atual do catálogo de endereços do AMHS; SIGMA – identifica a situação atual da conexão com o servidor do SIGMA; ANAC (DCERTA), ATAN e INFRAERO – identifica a situação atual da conexão com o banco de dados dessas instituições. O estado da disponibilidade das conexões será apresentado por meio da representação das seguintes cores:
a) Verde – identifica que a conexão está ativa; e
b) Vermelha – identifica que a conexão está inativa, ou, fora de serviço.
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Figura 2. Estado operacional da conexão com a rede
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3.9. Durante a criação de uma intenção de voo, sempre que existirem rotas preferenciais, verificadas ou mandatórias disponíveis, o Sistema permitirá que o piloto em comando ou o DOV selecione a rota desejada.
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3.10. Caso a origem ou destino do voo seja um aeródromo coordenado, será validada automaticamente a alocação de um SLOT.
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3.11. Todos os campos que possuírem uma tarja preta do lado direito deverão ser preenchidos. O Sistema retornará uma mensagem de correção, para os casos em que estes não forem preenchidos corretamente ou estejam vazios.
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Figura 3. Padronização dos campos obrigatórios e os tipos dados que eles aceitam
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O cronograma de ativação dos C-AIS e a consequente ampliação da área de abrangência do PLNI estão disponíveis no AISWeb, no endereço eletrônico http://ais.decea.gov.br/.
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5 PROCEDIMENTOS PARA ENTREGA
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5.1.1. Para obter autorização de acesso ao Sistema, os pilotos em comando e os DOV deverão cadastrar-se pelo endereço eletrônico http://planodevoo.decea.gov.br ou http://www.decea.gov.br/planodevoo, clicar no botão com o ícone de uma "chave de acesso" e fornecer os dados necessários.
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5.1.2. Os pilotos em comando e os DOV que já tiverem realizado seu cadastro pelo AISWeb poderão acessar o Sistema utilizando seu e-mail como usuário e a senha padrão 12345678
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Figura 4. Ficha de solicitação de cadastro no Sistema de Entrega de Plano de Voo por meio da Internet
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5.1.3. O piloto em comando ou o DOV deve clicar em para confirmar a inserção do telefone e digitar os 4 caracteres exibidos no CAPTCHA antes de clicar em Enviar.
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5.1.4. A confirmação de cadastro será efetivada por intermédio do e-mail informado. Durante o processo de autorização será enviado um e-mail com as instruções para a confirmação do cadastro.
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5.1.5. Caso não ocorra o recebimento das instruções de confirmação de cadastro, o piloto em comando ou o DOV poderá acessar o endereço eletrônico http://servicos.decea.gov.br/sac/ e informar o não
recebimento.
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5.2 Utilização do Sistema
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5.2.1. Para a utilização do Sistema, o piloto em comando ou o DOV deverá realizar seu acesso pelo endereço http://planodevoo.decea.gov.br ou http://www.decea.gov.br/planodevoo e fornecer seu Usuário e Senha.
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Figura 5. Página para autorização de acesso ao Sistema
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5.2.2. Após o acesso ao Sistema, o piloto em comando ou o DOV poderá selecionar a opção desejada em dois menus: Mensagens ATS ou Geral.
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Figura 6. Página principal para utilização do Sistema
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5.2.3. Clicando-se no menu Mensagens ATS o piloto em comando ou o DOV terá acesso a um menu suspenso contendo as seguintes opções: Criação de Mensagem CHG, Criação de Mensagem CNL, Criação de Mensagem DLA, Criação de Mensagem FPL Simplificado, Criação de Mensagem FPL Completo, Consultar Mensagens e Base Local.
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Figura 7. Menu de acesso às Mensagens ATS
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5.2.4. Clicando-se no menu Geral o piloto em comando ou o DOV terá acesso a um menu suspenso contendo a opção Alterar Dados Cadastrais.
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Figura 8. Menu de acesso aos dados cadastrais do piloto em comando ou DOV
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5.2.5. Os pilotos em comando ou os DOV têm a possibilidade de criação de mensagens ATS a partir de um plano de voo armazenado na base de dados do SIGMA. Essa opção somente será possível se a conexão com o servidor estiver ativa, a qual será identificada quando, após a seleção do tipo de mensagem a ser criada, o Sistema apresentar uma janela contendo uma lista de planos de voo
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Figura 9. Lista para criação de Mensagem FPL Completo
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Figura 10. Lista para criação de Mensagem FPL Simplificado
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Figura 11. Criação de Mensagem ATS, quando a conexão com o SIGMA estiver inativa
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5.2.6. A partir da lista para criação de Mensagem ATS, PVC ou PVS, o piloto em comando ou o DOV poderá clicar em Selecionar, Clonar, Novo ou Fechar:
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Figura 12. Botões para o preenchimento de intenções de voo
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a) Selecionar – Pressionando este botão, o piloto em comando ou o DOV carregará, em uma nova intenção de voo, todos os dados de uma mensagem qualquer escolhida na lista de mensagens armazenadas na base;
b) Clonar – Pressionando este botão, o piloto em comando ou o DOV carregará, em um novo PVC, todos os dados de um PVC, escolhido na lista de mensagens armazenadas na base, exceto o DOF, que será definido como a data corrente; e
c) Novo – Pressionando este botão o piloto em comando ou o DOV descartará a lista de mensagens armazenadas na base e poderá criar uma intenção de voo inserindo seus dados, conforme a Figura 11.
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5.2.7. Sempre que a conexão com o SIGMA não estiver ativa, será apresentada a página conforme a Figura 11, para composição de novas intenções de voo. Nesse caso, estas somente serão validadas sintaticamente.
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5.2.8. Para a criação de uma mensagem de atualização, o piloto em comando ou o DOV deverá selecionar um plano de voo armazenado na base de dados do SIGMA e correlacioná-lo à sua intenção de voo. Caso não haja um plano de voo, que siga todos os critérios de filtragem informados, não será possível entregar uma CHG, CNL ou DLA.
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Figura 13. Criação de Mensagem CHG
Figura 14. Criação de Mensagem CNL
Figura 15. Criação de Mensagem DLA
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5.2.9. Para filtrar um plano de voo, é obrigatório informar, pelo menos, um dos seguintes campos: Tipo de plano de voo; Identificação da aeronave; Aeródromo de Partida; Aeródromo de Destino e Data do voo, e depois clicar em Procurar.
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5.2.10. O piloto em comando ou o DOV poderá clicar no ícone com o "símbolo de um lápis", para a seleção de equipamentos disponíveis a bordo no campo 10, quando então o Sistema apresentará uma página. Após a seleção dos itens desejados, deve clicar em Adicionar.
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Figura 16. Página para inserção dos equipamentos disponíveis, conforme o campo 10 do IEPV 100-20
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5.2.11. O piloto em comando ou o DOV poderá digitar os itens desejados ou clicar em , para seleção dos recursos a serem declarados no campo 18, quando então o Sistema apresentará uma página. Após a seleção dos itens desejados, deve clicar em Confirmar
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Figura 17. Página para inserção dos recursos a serem declarados, conforme o campo 18 do IEPV 100-20
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5.2.12. Clicar no botão Validar, possibilita que o Sistema execute as validações sintática e semântica. Caso o Sistema identifique inconsistências no preenchimento, apresentará na parte superior da tela uma mensagem de correção ou uma advertência. Estando a mensagem corretamente preenchida, o Sistema habilitará o botão Enviar.
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5.2.13. Ao clicar uma vez em Validar, a intenção de voo ficará salva na Base Local, para acesso posterior, caso seja necessário.
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Figura 18. Página para acesso às intenções de voo salvas
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6 CRITÉRIOS DE RECEBIMENTO
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6.1. As intenções de voo entregues serão recebidas por profissionais com o conhecimento necessário para fazer, dentre outras análises, aquelas de interesse do ATFM e o endereçamento para os órgãos responsáveis pelo voo.
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6.2. Os pilotos em comando e os DOV receberão, por e-mail e pelo próprio Sistema, uma mensagem contendo a situação atual de encaminhamento de suas intenções de voo entregues, ou seja, caso a intenção de voo seja rejeitada, receberá uma mensagem com as correções necessárias e, caso contrário, receberá uma mensagem de confirmação.
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6.3. Os pilotos em comando e os DOV poderão solicitar quaisquer explicações acerca de suas intenções de voo por contato telefônico para o C-AIS responsável pela FIR de origem do voo (a partir da sua ativação, conforme o cronograma especificado no item 4) ou para as salas AIS do aeródromo de partida ou do de destino.
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7.1. O DECEA oferece um canal de comunicação por intermédio do Serviço de Atendimento ao Cidadão pelo endereço eletrônico http://servicos.decea.gov.br/sac/, selecionar a opção “Gerenciamento de Navegação Aérea” no campo “Área” e a opção “Plano de Voo” no campo “Categoria”.
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7.2. A aprovação desta AIC foi publicada no Boletim Interno Ostensivo do DECEA No 86, de 09 de maio de 2016.
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7.3. Esta AIC cancela a AIC N26/13 “Apresentação de Plano de Voo pela Internet”, de 12 DEZ 13.
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7.4. Esta AIC republica a AIC N09/16.
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